.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Iniciando...


A idéia de criar esse blog surgiu a partir de alguns encontros que propiciaram discussões das mais variadas intensidades, em diversos terrenos do pensamento. Uma infinidade de ramificações começou a se produzir, e é desse oceano de pensamentos inquietantes que emerge esse espaço virtual, com a intenção de possibilitar o surgimento de outras discussões, que podem vir a se desdobrar sobre questões presentes há algum tempo, ou totalmente novas, outras. É necessário esclarecer antes de tudo, que esse espaço não está restrito a nenhuma corrente ideológica ou sistema teórico fechado, que possa limitar a expressão do pensamento da forma que ele venha a eclodir. A proposta do Pensa-tividades é tornar possível a manifestação de idéias nesse meio cibernético, independentemente do tema a ser proposto e discutido, ou da forma de expressão; a intenção é criar um ponto de convergências das multiplicidades.

Um comentário:

Anônimo disse...

“Penso, logo existo”
Descartes, filósofo do século XVII, já estabelecia a condição precípua de se conscientizar da própria existência. Dentro do presente contexto, concordo plenamente com o cogito cartesiano, e acrescento: Pensar simplesmente não torna o ser humano existente. Pode-se até viver no mundo, trabalhar, reproduzir-se, e um dia desaparecer, mas para o meu conceber de existência, isso não é propriamente existir. Existir a meu ver é antes de tudo pensar e expressar o pensamento acerca de tudo que nos envolve, que nos influencia, que se faz notar, seja através da dor ou do prazer.
Pensa – atividade pode ser uma leitura existencial, mas pode ser também qualquer tipo de leitura, de pensamento, de sensação. Pode ser tradução, pode ser interpretação, pode ser encontro e desencontro, transcendência e imanência, Platão e Aristóteles, enfim, pode ser qualquer coisa inconcebível – e acredito realmente que é – dentro desse emaranhado de informações.
Vamos tentar pensar além de tudo que se transforma em apreensão do mundo e tenta nos ditar o que é e o que não é. Isso para mim será pensa – atividade, pensar, pensar e questionar, pensar e expressar, pensar e viver, e assim, pensar e EXISTIR!

YON